Ingredientes
2 (sopa) de manteiga
1 cupim de 2 e ½ quilos
300 gramas de sal fino
1 espeto resistente
Papel celofane
Modo de Preparo
Espetar o cupim, pincelar a manteiga e passar o sal fino. Pegar 6 folhas de papel celofane, envolver muito bem o cupim e amarrar dos dois lados com tiras do mesmo papel. Levar à churrasqueira por 5 horas, em fogo não muito forte, mantendo uma distância de mais ou menos 1m de altura. Depois deste período, abrir o papel e tirar todo o líquido que saiu do cupim. Colocar de volta na churrasqueira para dourar.
Modo de Preparo
Corte a costela em tiras de mais ou menos 8 cm. Polvilhe com sal grosso. Coloque na grelha para assar em braseiro médio. Por ser carne tenra, vá virando para não queimar nem secar. O assado de tira é a costela do novilho precoce cortada em tiras de mais ou menos 8 cm de largura, sendo muito apreciado na Argentina. Por apresentar carne tenra, pode ser churrasqueado na grelha, ficando pronto em 20 a 30 minutos. Costuma ser calculado 300 gramas por pessoa.
Ingredientes
- 1 costela bovina medindo cerca de 30x30cm (importante que seja próximo a coluna do boi)
- 1 1/2 de lingüiça de frango
- 1/2 kg de tomates sem sementes e picados em pedaços grossos
- 6 ramos de salsa
- 2 ramos de cebolinha
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1 cebola grande picada
- 1 pimentão verde sem semente e picado
- 100 g de bacon picado
- sal grosso e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Tire toda a carne de frango de dentro da lingüiça. Misture essa carne de frango a todos os ingredientes formando um bolo. Pegue a costela na extremidade dos ossos da costela (de maneira que os ossos fiquem de frente), abra um buraco nessa parte formando tipo uma bolsa. Coloque todo esse bolo de carne dentro dela e feche com o auxílio de palitos. Coloque a costela recheada em uma travessa e leve ao forno para assar. Unte a costela com óleo de soja, e salpique sal grosso por cima. Leve ao forno, coberta com papel alumínio, em forno alto por 2 horas. A seguir, retire o papel alumínio e regue com óleo novamente deixando por mais 1 hora em forno baixo.
Ingredientes
- 5 kg de carneiro cortado em pedaços
- sal a gosto
- 1 vidro de vinagre (750 ml)
- 600 ml de vinho branco seco
- 1/2 L de água
- 1/2 copo de suco de limão (taiti)
- 2 colheres (sopa) de grill
- 2 cebolas cortadas em 4 partes
- 15 dentes de alhos grandes
- pimenta vermelha a gosto
- 5 folhas de louro
- 10 ramos de alfavaca
- 10 ramos de hortelã
- 10 ramos de alecrim
- 1 maço de cheiro-verde (salsa/cebolinha)
- 1 colher (chá) pimenta-do-reino
Modo de Preparo
Com dois dias de antecedência tempere o carneiro da seguinte forma: bata em liquidificador os seguintes temperos: sal, vinagre, 300 ml de vinho, limão, grill, cebolas, os alhos e a pimenta. Acrescente também ao liquidificador 5 ramos de alfavaca, 5 ramos de hortelã, 5 ramos de alecrim e o maço de cheiro verde. Coloque os pedaços de carneiro em um recipiente grande, acrescente o tempero batido, depois o restante dos ingredientes até que todos os pedaços fique cobertos pelo tempero. A cada 12 horas mexa os pedaços e se for necessário acrescente sal a gosto. Após 2 dias retire os pedaços e coloque-os numa forma, junte um pouco do tempero com as ervas em cima de cada pedaço e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em fogo alto por aproximadamente 1 hora, acrescentando água para não secar. Após isto retire o papel alumínio abaixe o fogo e acrescente mais tempero em cima dos pedaços e deixe dourar um pouco, (cuidado para não secar a carne). Sirva ainda quente.
Ingredientes:
Para guarnecer e decorar
12 maçãs ácidas (asse-as inteiras e em forno quente por 1 hora)
casca de 1/2 laranja em tirinhas
1/2 maço de agrião limpo
6 losangos de pimentão vermelho
1 e 1/2 colher (sopa) de sal
6 dentes de alho em fatias
1/2 colher (sopa) de colorau
1 leitão de 2,5 kg
4 pimentas -de-cheiro picadas
500 g de banha de porco
1 litro de vinho branco seco
2 limões grandes em rodelas
3 litros de água fria
1 galho de alecrim
3 folhas de louro
Modo de Preparo:
Lave o leitão por dentro e por fora, em água corrente. Coloque-o em uma tigela grande. Junte a água, o limão e metade do sal e deixe-o nesse tempero por 2 horas. Elimine a água. Junte o sal restante, o alho, a pimenta, o louro, o alecrim e o vinho branco. Molhe duas folhas de papel absorvente nesta vinha d''alhos e cubra o leitão com elas. Deixe-o em lugar fresco até o dia seguinte. Coloque o leitão na assadeira e espalhe sobre ele banha de porco misturada com colorau. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno quente por 1 hora. Elimine o papel. Regue o leitão com a gordura do próprio assado. Asse-o por 1 hora ou até ficar bem tostado. Coloque o leitão na travessa em que será servido. Deixe-o esfriar por 30 minutos. Intercale as maçãs e os galhos de agrião em volta do leitão. Coloque os pimentões bem juntos, formando uma flor sobre a cabeça do leitão. Coloque as tirinhas de casca de laranja sobre o dorso e os lacinhos de fita em volta da travessa. Sirva o leitão com farofa de ovo.
Categoria: Carnes
Temperatura: Quente
Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 4h
Rendimento: 12 porções
Ingredientes:
Cabrito
Massa de Pimentão
Alhos
Cebola
Louro
1 Cálice de Brandy
Vinho Branco
Preparação:
Corta-se o cabrito em pedaços e tempera-se no dia antes com uma marinada generosa feita com a massa de pimentão, alhos, louro, cebola, brandy e vinho branco. O brandy ajuda a amaciar a carne.
No dia seguinte escorre-se o cabrito e coloca-se num tabuleiro, de preferência de barro, juntamente com algum molho da marinada, um fio de azeite e umas nozes de margarina por cima.
Deita-se a restante marinada em outro tabuleiro de barro, adiciona-se o arroz (crú e lavado), mistura-se, rega-se com um fio de azeite e leva-se igualmente ao forno. O arroz coze no forno. Convém ir mexendo de vez em quando e verificando se necessita de mais caldo. Quando estiver quase cozido coloca-se umas rodelas de chouriço por cima, para dar mais gosto.